REDES SOCIAIS

Madre Bárbara Maix será beatificada no Brasil

em quinta-feira, 30 de setembro de 2010


No dia 6 de novembro, em Porto Alegre (RS), acontece a beatificação de Madre Bárbara Maix. O processo, que começou em 1993, teve a autorização do Vaticano publicada em maio deste ano, pelo papa Bento XVI, através do decreto do milagre atribuído a intercessão da madre. O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que em julho de 1944, ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. O garoto brincava quando lhe sobreveio uma panela de água fervente. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo de beatificação.
A cerimônia de beatificação será presidida pelo prefeito da congregação para a Causa dos Santos, dom Ângelo Amato, e faz parte das comemorações dos cem anos da arquidiocese de Porto Alegre.
“As beatificações acontecem nas Igrejas locais, porque do ponto de vista pastoral, de evangelização, é uma experiência esplêndida. Beatificar uma pessoa na comunidade onde ela viveu e doou a vida é um forte convite aos concidadãos a seguir seu exemplo de firmeza na fé, de esperança inabalável e amor sem reserva”, disse a postuladora da causa, irmã Gentilla Richetti.
Bárbara Maix nasceu na Áustria, mas a perseguição às ordens religiosas, movida pela revolução de 1848, fez com que ela e outras 21 companheiras fossem expulsas do país. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro. “Será um revigoramento para toda a congregação, levando-nos a buscar na fonte original a força dinamizadora para darmos continuidade a esta obra que, conforme Bárbara afirmou, é de Deus”, declarou a diretora. geral da congregação, irmã Marlise Handges.
Irmã Marlise falou sobre as mudanças que esse período trouxe à congregação. “À medida que a Congregação foi conhecendo mais a vida da Fundadora, sua missão e seus escritos, foi percebendo que não poderia reter esta riqueza de vida apenas para si. Era preciso que o seu exemplo fosse divulgado, para que outras pessoas pudessem se inspirar e perceber que a doação da vida, apesar dos sofrimentos, vale à pena e leva à verdadeira realização”, afirmou a religiosa.
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.

Fonte: CNBB
LEIA MAIS

Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais divulga tema do Dia Mundial das Comunicações 2011

em quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Foi revelado hoje, 29, pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, o tema para o 45º Dia Mundial das Comunicações 2011. “Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital” foi escolhido pelo papa Bento XVI, que deve divulgar o texto completo da mensagem no dia 24 de janeiro de 2011, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
Segundo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em seu comunicado oficial à imprensa, a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos. “Mesmo em uma era que é amplamente dominadas e por vezes condicionadas, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial”.


O Pontifício Conselho pede que haja critérios baseados na verdade, principalmente pelos jornalistas católicos. “Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar isso exige a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia, e especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”.
Finalizando, o Pontifício Conselho pede a credibilidade na pessoa humana e não nas tecnologias. “A tecnologia, por si só, não pode estabelecer ou reforçar a credibilidade do comunicador, nem pode servir como uma fonte de valores que guia a comunicação. A verdade deve permanecer em um ponto firme e imutável de referência das novas mídias e o mundo digital, abrindo novos horizontes de informação e conhecimento”.

Fonte: www.cnbb.org.br
LEIA MAIS

Padre fará mestrado em Roma



O Pe. Valdir Cândido de Morais viajará para Roma, na próxima segunda-feira, dia 4,onde deverá residir por um período de três anos. Ele irá fazer mestrado em “Matrimônio e Família”, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Para administrar a Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, Parnamirim, em substituição ao Pe. Valdir, foi nomeado o Pe. José Marcelo Cezarino Cruz. A posse do Pe. Marcelo será dia 7 próximo, às 19 horas, na Igreja da Mãe Peregrina, no bairro Jardim Aeroporto. Já, para as funções de dirigente espiritual arquidiocesano do Segue-me e do Encontro de Casais com Cristo - ECC foi nomeado o Pe. Paulo Henrique da Silva.

Quando seminarista o Pe. José Marcelo Cezarino Cruz fez pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Ó no período de 2005 a 2007.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br
LEIA MAIS

"VIDA, ECOLOGIA HUMANA E MEIO AMBIENTE" é o tema da semana a vida

em terça-feira, 28 de setembro de 2010


Com este tema a igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, seguindo com o Dia do Nascituro no dia 8 de outubro, a Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade.

O tema foi escolhido com incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991, que o Papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. 
Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, recordou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra... são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. 

Durante a "Semana Nacional da Vida", as dioceses são convidadas a desenvolver atividades focando o direito a vida e a preservação a dignidade humana.  
 Fonte: CNBB
LEIA MAIS

Festa dos Mártires reuniu milhares de pessoas

em segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma multidão se reuniu na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, na tarde do dia 26, na celebração da festa dos Protomártires do Brasil.


LEIA MAIS

Palavra do Arcebispo ao fiéis

em domingo, 26 de setembro de 2010

Dia dos Mártires




 Caríssimos irmãos e irmãs
Neste ano 2010 estamos celebrando em nossa arquidiocese, de uma maneira muito especial, os mártires de Cunhaú e Uruaçu. A razão desta celebração é a comemoração dos 10 anos de beatificação. Já nos reunimos, no mês de março passado, na grande Romaria de todas as Regiões pastorais ao Santuário de Uruaçu, quando celebramos o aniversário da beatificação, que se deu no dia 05 de março do ano 2000 em Roma pelo saudoso Papa João Paulo II. No dia 16 de julho passado, foi a vez do Santuário de Cunhaú em Canguaretama; celebramos a 1ª Romaria dos Setores Pastorais. Fiéis dos mais diversos movimentos, grupos e pastorais da arquidiocese renovaram a sua fé e compromisso cristão, peregrinando à “Capela do Martírio” no Engenho de Cunhaú, onde o Pe. André de Soveral e sessenta e nove leigos foram trucidados durante a celebração da Santa Missa, aos pés da imagem de Nossa Senhora das Candeias, ainda hoje venerada naquela comunidade. Neste domingo, 26 de setembro, por ocasião das eleições do próximo 03 de outubro, celebramos o Dia dos Mártires no Santuário de Uruaçu. Esta romaria realizada desde a festa da beatificação, portanto, há dez anos, tem reunido todas as paróquias e comunidades da arquidiocese. São milhares de fiéis devotos dos Mártires que peregrinam ao lugar sagrado do morticínio de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante, onde foram barbaramente martirizados o Pe. Ambrósio Francisco Ferro e oitenta companheiros, dentre eles, Mateus Moreira, escolhido como Padroeiro dos Ministros da Sagrada comunhão de todo o Brasil.
Esta romaria encerra o plano pastoral da Comissão Arquidiocesana dos Santuários para a comemoração destes dez anos da beatificação. No entanto, a devoção aos mártires deve continuar sendo incentivada em todas as paróquias e comunidades da nossa Igreja Particular. Cuidem os padres, as religiosas e animadores das pastorais, movimentos e serviços, de promover esta santa devoção entre os diocesanos. Continuem organizando romarias aos lugares dos martírios, bem como, promovendo novenas, estudos, retiros e reflexões sobre os nossos Beatos, Protomártires do Brasil.
Que, por intercessão dos nossos Beatos Mártires, Deus os abençoe agora e sempre.
LEIA MAIS
em sábado, 25 de setembro de 2010

LEIA MAIS
em sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Caros irmãos e amigos, paz e alegria no Senhor!
Para melhor promover o bem espiritual de nossos paroquianos e paroquianas, apresentamos os novos horários do serviço litúrgico da Paróquia de Nossa senhora do Ó em Nísia Floresta – RN, que passam a valer em 05 de outubro de 2010.

SANTA MISSA
Terça – Sexta: 6h30min da manhã
Todo dia 18: às 19h
Domingos: 8h e 19h


CONFISSÕES INDIVIDUAIS
Na Matriz: Toda Sexta: das 8h às 11h

Outros horários (marcar com os sacerdotes)

Nas Capelas: Antes ou depois das Missas.
Nas residências dos doentes: aos sábados.
LEIA MAIS

Tvs Católicas transmitem debate com presidenciáveis

em quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O debate promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) com os candidatos à Presidência será transmitido ao vivo pelas TVs católicas. 
O evento acontece na UCB, nesta quinta-feira, às 21h30. A Rede Vida de Televisão será a geradora dos sinais, e este sinal estará aberto para retransmissão por qualquer emissora interessada, que poderá acessar a frequência por satélite, segundo informa a CNBB.
Várias redes católicas já garantiram a retransmissão do debate: 3º Milênio, Aparecida, Canção Nova, Horizonte, Imaculada Conceição, Nazaré, Século 21 e as rádios da Rede Católica de Rádios (RCR), Unda Brasil, Rádio Difusora de Goiânia e Rádio Maria.
A Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) é parceira na retransmissão do debate e a Unochapecó (SC) e a Univap (SP) também farão retransmissão.
Os quatro principais candidatos à Presidência do Brasil confirmaram presença no evento desta noite: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Fonte: www.zenit.org
LEIA MAIS

Conheça um pouco da vida de São Pe. Pio de Pietrelcina


Nasceu em 2 de junho de 1835 em Riese, Diocese de Treviso, Venesa , Áustria (hoje Itália)  com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto. Filho de Giambattista Sarto um sapateiro e Margarida Sanson. Viveu uma infância pobre com oito irmãos.Batizado em 3 de junho de 1835.Confirmado em 1 de setembro de 1848. Sentiu o chamado para o sacerdócio em sua juventude e estudou no Seminário de Pádua e ficou conhecido como um excepcional estudante. Ordenado pelo Beato Giovanni Antonio Farina em 18 de setembro de 1858. Capelão em Tombolo de 1858 a 1867. Indicado Arcebispo de Salzano de 1867. Cânon da Catedral de Treviso em 1875. Reitor do Seminário de Treviso seu Diretor Espiritual for nove anos.Chanceler da Diocese de Treviso.Vigário de dezembro 1879 até junho de 1880.Bispo  de Mantua em novembro  de 1884. Assistente do pontífice em 19 de junho de 1891. Cardeal em 12 de junho de 1893. Patriarca de Veneza em 15 de junho de 1893. Eleito 257º papa em 4 de agosto de 1903, tomando o nome de Pio X. Notável teólogo, emitiu vários decretos e comungava freqüentemente. Destruiu os últimos vestígios do Jansenismo por advogar comunhões freqüentes até mesmo diárias. Reformou a liturgia e promoveu simples e claras homilias. Revisou o Breviário e o ensino do catecismo. Trouxe o canto gregoriano para a Igreja. Combateu  a Teologia chamada de “Modernismo”  que denunciava com a “soma de todas as heresias”.
Reorganizou a Cúria Romana, o órgão administrativo da Igreja. Trabalhou contra o antagonismo entre a Igreja e o Estado. Iniciou a codificação das Leis canônicas. Promoveu a leitura da Bíblia  que, segundo ele, deveria ser lida por todos da fé. Ajudou e incentivou as missões no estrangeiro. Sempre dizia:  “Eu nasci pobre, eu vivi pobre e eu desejo morrer pobre”. Ele facilitou aos doentes a comunhão dispensando para eles o jejum exigido na época. Alem disto é considerado o padroeiro da Primeira Comunhão porque decretou que as crianças deveriam comungar tão logo alcançassem a idade da discrição  e do discernimento do certo e do errado. É chamado o Papa da Eucaristia. Beatificou Joana na dÁrc e João Eudes entre outros. E canonizou poucos santos : Santo Alexandre Sauli , São Geraldo Magela, São Clemente Mary Hofbauer e São José Oriol. Faleceu em 20 de agosto de 1914 na Cidade do Vaticano de causas naturais, agravadas com suas terríveis preocupações com o início da Primeira Guerra Mundial. Enterrado no altar da capela da Representação, na Basílica de São Pedro. Beatificado em 3 de junho de 1951 e canonizado em 29 de maio de 1954 pelo papa Pio XII. É padroeiro da Arquidiocese de Atlanta, da Geórgia, da Des Moine, da Diocese de Kottoyam na Índia e da Zamboanga nas Filipinas. É padroeiro da Primeira Comunhão.
LEIA MAIS

Arquidiocese celebra festa dos Mártires

em terça-feira, 21 de setembro de 2010


A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, neste domingo, dia 26. No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 9h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 13h30, partirá uma carreata com destino a Uruaçu.
No Monumento em honra aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, haverá missa, às 10h30 e às 12 horas. Às 16 horas, será realizado show com o Pe. Zezinho, e, às 18h, missa, também presidida pelo Arcebispo, transmitida pela Tv Século 21.

No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, devido coincidir com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para este dia 26 de setembro. 


www.arquidiocesedenatal.org.br
LEIA MAIS

About



Topo