REDES SOCIAIS

Brasão da Paróquia de Nossa Senhora do Ó

em quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Foi lançado na abertura da Festa de Nossa Senhora do Ó, o brasão de da Paróquia. O criador do Brasão foi o Padre Jorge Cardoso (vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz, RN).

Eis a explicação do autor:

EXPLICAÇÃO DO BRASÃO

COROA: A coroa no alto do escudo nos remete a realeza de Deus. A paróquia de Nossa Senhora do Ó foi criada por um decreto imperial. No centro azul da coroa temos 3 esferas, significando a Santíssima trindade PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. O azul é Maria mergulhada no mistério da trindade. É Maria que contribuiu com a economia da Salvação.

M e A: Iniciais do nome de Maria, estão entre laçados com um fundo em raios dourados com nos remete a mulher do apocalipse : “uma mulher vestida com o sol”. (Ap 12,1) É Maria que recebe em seu seio virginal, Jesus o sol da justiça.

M CONTINUADO: A letra “M” continua envolvendo escudo formando um útero onde encontramos as letras gregas “ALFA e OMEGA”. Como disse Jesus: “Eu sou ALFA e o OMEGA,o princípio e o fim.

LAGOA E CAMARÃO: Nísia Floresta é rica na sua bacia aqüífera, são 27 lagoas representando as belezas naturais do município. Nísia Floresta também é conhecida pelo seu potencial gastronômico através do cultivo da Cacinicultura.

LIVRO E PENA: Do lado esquerdo do escudo na cor verde, do município. No centro um livro com uma pena. Ambos remetem a famosa escritora Nísia Floresta que dá seu nome a esta cidade.

CRUZ: No centro do escudo a cruz que esta em vermelho. É o cristo que no sacrifício da cruz derramou o seu sangue para redimir toda a humanidade. E o azul escuro recorda  o aconchego do útero materno.

4 LÍRIOS: O escudo esta ladeado por quatro lírios. Sabiamente a Santa Igreja Católica reconhece as virtudes de Nossa Senhora com 4 Dógmas. São eles: Mãe de Deus (TEOTOKOS) -431 Concílio de Éfeso, Virgindade Perpétua-7 de Agosto de 1555 (Paulo IV), Imaculada Conceição- 8 de Dezembro de 1854 (Pio IX), Assunção-1 de Novembro de 1950 (Pio XII).

FITA EM TORNO DO ESCUDO: Apresenta o lema da Paróquia: “ET VERBUM CARO FACTUM EST”. “E o verbo se fez carne”. A fita encontra-se em movimento,lembrando que a Paróquia é viva pelos seus movimentos, pastorais e serviços.

Um comentário:

  1. Queremos parabenizar o Padre Jorge Cardoso por tão bela realeza, o brasão da Paróquia de Nossa Senhora do Ó.
    Todos os detalhes nos chama atenção. No entanto, a fita que encontra-se em movimento,lembrando que a Paróquia é viva pelos seus movimentos, pastorais e serviços. Sem vida, nada funciona!
    Parabéns ao povo zeloso de Nísia Floresta e ao autor da obra.
    Dione Nascimento - Touros-RN

    ResponderExcluir

About



Topo