REDES SOCIAIS

Os perigos da meia conversão

em terça-feira, 29 de novembro de 2011




(Por que muitos mudam de igreja? Pe. Zezinho responde)

A maioria muda pensando em si e sai pensando em si!

Falemos dos convertidos para alguma fé. Uma coisa é seguir em frente na mesma fé herdada dos pais e assumida pessoalmente e outra optar por outro púlpito, outros pregadores, outras maneiras de orar, outra forma de ver a ação de Deus na pessoa e na comunidade.

De repente, alguém ferido no corpo e na alma encanta-se com as notícias de que, em determinados templos, existem curas e palavras de conforto. Não vai lá pelos dogmas e sim pela cura e pelo conforto. Em questão de fé, o sentir pesa muito mais do que o intuir ou o entender.

Na verdade, o convertido pensa em si, depois em Deus, Ele quer respostas que alguém lhe oferece em nome do Senhor e são aquelas respostas prometidas que levam um convertido ao novo templo. Ele queria e por enquanto achou um lugar e um ambiente que favoreça a prática de sua fé. Se vier a decepção sempre haverá outros templos e outras igrejas... Muda-se!

Quando o culto e as pregações da igreja na qual foi batizado não satisfazem e o entusiasmo e as pregações da outra igreja trazem respostas tipo: "Deus é", "Deus quis", "Deus quer", "Você foi escolhido", ele se identifica. "É a palavra que eu andava procurando...". Paulo toca no assunto quando escreve a Timóteo sobre os que procurariam outros mestres que diriam ou desejariam ter ouvido. (cf. Tm 4,-1-5). Sentir-se escolhido e eleito é outra coisa do que ser um no meio de bilhões. Esta singularização já levou muitas pessoas da grande para as pequenas comunidades onde são mais notadas e acolhidas.

O gigantismo nem sempre ajuda uma igreja. Não há ministros para cuidar de tanta gente. Equivale ao hipermercado com mais de 100 mil visitas diárias e número insuficiente de funcionários. A pessoa procura melhor atendimento. Isso tem acontecido com a Igreja católica, além de outras diferenças que levaram muitos fiéis a procurar igrejas menores onde se sentem menos número. Não é o dogma que as leva para lá. É a atenção e são as promessas e garantias de resultado que todos os dias são mostrados lá na frente ou na televisão. Vão para os templos onde a graça acontece e é mostrada.

Os católicos fazem o mesmo quando vão a lugares de peregrinações ou movimentos onde se sentem singularizados. "Você" e "Deus" e "Jesus" são as três palavras mais usadas por estes pregadores. Corresponde ao que estes fiéis queriam ouvir.

Convertem-se porque querem o melhor para si. Depois é que começam a querer o louvor de Deus e o melhor para os outros. Mas quando vem a dificuldade e este fiel que mudou de fé percebe que não aconteceu o melhor, a doença voltou, os problemas voltaram, a filha não mudou, o marido não mudou, ou voltam, vão procurar o mais novo pregador e a mais nova igreja que apareceu na televisão. É para lá que fazem romaria. Há um novo pregador bombando na mídia. E vão ouvi-lo porque sua religião é altamente personalizada da mesma forma que é sua fé. Mudam também o enfoque a partir do pregador em evidência. Se ontem era Jesus, depois era o Espírito Santo, agora é o Pai. Se ontem era a graça Universal, agora é o Poder Mundial. Se ontem era o "não sofra mais", agora é o "não espere mais". Decida!

Os nossos tempos, à mercê da cultura do indivíduo soberano, geraram milhões de migrantes da fé. Mudam com enorme facilidade e sem nenhum drama de consciência de um templo para o outro e de um caminho para o outro. E ouvem os pregadores a dizer que se não estão confortáveis num caminho devem buscar sua realização no outro porque Deus criou muitos caminhos para que o indivíduo exerça sua liberdade de escolha. Na maioria das vezes é o jeito de o pregador justificar por que ele mesmo mudou duas ou três vezes, trocou de igreja ou de grupo de espiritualidade e até fundou a própria, sempre dizendo que Deus queria a mais nova igreja.

"Você não está feliz onde está? Venha conosco!" É o que se ouve nesses púlpitos. Mas não há muita lógica, porque nunca se ouve dos mesmos pregadores: "Você não é está feliz conosco? Procure outra igreja". Aí, não! Vir, pode, ir embora é abandonar o caminho certo! O marketing chega a ser deslavadamente cruel. "Deixar a outra igreja pode, deixar a nossa, nunca!"

Não se ensina que não há igreja nem religião perfeita, nem estradas perfeitas. Uma pode ser melhor do que a outra, mas sempre haverá buracos, empecilhos, barreiras. Aí depende muito do individuo ser capaz de se perdoar e perdoar a sua igreja que segundo sua avaliação errou para com ele não lhe dando o conforto que ele esperava. Perdoará a mais nova igreja quando ela também falhar? E ele, por acaso, não precisa pedir perdão à sua antiga e agora à sua nova igreja? As igrejas são pecadoras, mas o sujeito que muda de opção, quando as coisas não saem do seu jeito, não o é?

Contornar barreiras e seguir aquele caminho ou, decepcionado, voltar atrás porque não achou o que queria é o grande drama da conversão! Se foi opção verdadeira o convertido pensará nos outros e fará todos os sacrifícios possíveis para prosseguir no caminho de sempre. Se não foi opção pelos outros e sim por si mesmo, ele mudará e irá lá onde de um jeito ou de outros era protagonista e fará o que sempre sonhou fazer.

Mas no novo caminho, ao primeiro grande conflito, se converterá de novo. Ou deixara de praticar ou mudará outra vez e achará algum culpado pelo seu novo desânimo. Evidentemente. O problema nunca será ele. Mudou porque os outros não o acolheram ou respeitaram...

O perigo da meia conversão existe, como também existe o perigo da meia vocação, da meia promessa e do meio casamento. Todos eles se assemelham à meia virgindade. A história de todas as religiões coincide nesse aspecto. Os que ficam e perdoam sua igreja e os que se cansam dela e buscam outra que lhe fale mais ao coração. Os dogmas aparecem depois. As dúvidas contra sua própria igreja são alimentadas pelo pregador que deseja mais alguém em suas fileiras, sempre cuidadoso a não mostrar os podres da sua igreja. Lá tudo é graça, tudo é força, tudo é luz porque um novo tempo exige uma nova igreja! O marketing é bonito, mas nem sempre honesto!

A maioria muda pensando em si e sai pensando em si. Não havendo nem alteridade nem altruísmo, não haverá ascese, e não havendo ascese, foi apena meia conversão! Se o ego do fiel for outra vez desafiado ele não hesitará em mudar. Sua individualidade está acima de qualquer religião ou fé. Releia a segunda Carta de Paulo a Timóteo, 4,1-5. Já naquele tempo a alteridade andava em baixa!...


II Timóteo 4, 1-5


"1 Diante de Deus e do Cristo Jesus que vai julgar os vivos e os mortos, eu te peço com insistência, pela manifestação de Cristo e por seu reinado: 2 proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a preocupação de ensinar. 3 Pois vai chegar um tempo em que muitos não suportarão a sã doutrina, mas conforme seu gosto se cercarão de uma série de mestres que só atiçam o ouvido. 4 E assim, deixando de ouvir a verdade, eles se desviarão para as fábulas. 5 Tu, porém, vigia em tudo, suporta as provações, faze o trabalho de um evangelista,
desempenha bem o teu ministério."

Pe. José Fernandes de Oliveira - Pe. Zezinho, scj

Escritor, compositor e cantor. Congregação Dehonianos
LEIA MAIS

O PRESÉPIO

em sábado, 26 de novembro de 2011


Em 1223, exatamente no dia 29 de novembro, o Papa Honório III com a Bula Solet annuere aprovou definitivamente a Regra dos Frades Menores. Nas semanas seguintes Francisco de Assis dirigiu-se para o eremitério de Greccio, onde expressou seu desejo de celebrar o Natal naquele lugar.
Para uma pessoa do local ele disse que queria ver com os "olhos do corpo" como o menino Jesus, na sua escolha de humilhação, foi deitado numa manjedoura. Portanto, determinou que fossem levados para um lugar estabelecido um burro e um boi – que de acordo com a tradição dos Evangelhos apócrifos estavam junto do Menino - e sobre um altar portátil colocado na manjedoura foi celebrada a Eucaristia. Para Francisco, como os apóstolos viram com os olhos corporais a humanidade de Jesus e acreditaram com os olhos do espírito na sua divindade, assim a cada dia quando vemos o pão e o vinho consagrados sobre o altar, acreditamos na presenção do Senhor no meio de nós.
Na véspera de Natal em Greccio não haviam nem estátuas e nem pinturas, mas apenas uma celebração Eucaristica numa manjedoura, entre o boi e o jumento. Só mais tarde é que este evento inspirou a representação do Natal através de imagens, ou seja, por meio do presépio, no sentido moderno.
Francisco era um homem muito concreto e para ele era muito importante a encarnação, ou seja, o fato de que o Senhor fosse tangível por meio de sinais e de gestos, antes de mais nada, pelos sacramentos.
A Igreja sempre deu importância aos sinais, especialmente litúrgico sacramentais, tendo sempre o cuidado de que não terminassem numa espécie de superstição. Alguns gestos foram encorajados porque eram considerados adequados para a propagação do Evangelho e entre esses está justamente o presépio que sua simplicidade dirige toda a atenção à Jesus.
LEIA MAIS

Reportagem sobre a Matriz de Nossa Senhora do Ó - Jornal da Arquidiocese (11/11/2011)

em quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LEIA MAIS

Festa de Nossa Senhora do Ó - 2011

em quinta-feira, 17 de novembro de 2011







Tema: No seio virginal de Maria a Palavra se fez carne.

“Nossa Senhora do Ó” Com este título, invocamos nossa Padroeira. “Do Ó”: quer dizer: Nossa Senhora da Expectação, da Esperança. O “Ó” das antífonas do Advento, tempo litúrgico que nos prepara para parte indispensável do acontecimentosalvífico: a Encarnação do Verbo Divino. Antífonas rezadas no Ofício Divino a partir de 17 de dezembro até a véspera do Natal: Ó Sabedoria... Ó Senhor... Ó Filho de Davi... Ó Raiz de Jessé... Ó Emanuel...
         O nosso povo traz consigo uma tradição lendária, mas muito significativa: acredita-se que a imagem pequena de Nossa Senhora do Ó foi encontrada dentro de uma palmeira com forma de Ó, no local onde hoje está a atual Matriz, onde, possivelmente, passava um rio ou pequeno riacho.Nossa Senhora do Ò é a Virgem Maria esperando o nascimento do seu Filho.
Esperando com a Virgem do Ó, desejamos que todos os fiéis desta tão querida Paróquia,“engravidem” da Palavra de Deus, da comunhão, do serviço aos irmãos e a Igreja. Neste sentido, vamos refletir, durante o Novenário, sobre a Palavra de Deus, a partir da Exortação Apostólica “Verbum Domini” – O Verbo de Deus – do Santo Padre Bento XVI.

         Com gratidão pelo empenho de todos durante este ano de 2011 e com votos de um Santo Natal e um próspero Ano Novo, acolhemos a todos na alegria e na paz.

Pe. José Lenilson de Morais                                Pe. Fábio Pinheiro Bezerra
  Administrador Paroquial                                          Vigário Paroquial



PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
E 
SÓCIO - CULTURAL

18/11 – Envio dos Quadros para peregrinação
19h – Missa da Renovação da Aliança, Bênção e Envio dos Quadros

08/12 – Quinta-feira - Abertura da Festa
18h- Concentração dos quadros peregrinos na casa da Sra. Rosa Maria de Almeidae Sr. José Geraldo de Almeida (Dedé) - Conj. Jessé Freire
18h30min- Hasteamento das bandeiras
19h- Missa Solene da Imaculada Conceição
Sub-tema: O Espírito Santo, a Palavra de Deus e a Tradição (VD nn. 15-29)
Preside: Pe. Jorge Alves Cardoso – Vigário Paroquial de Santa Cruz
Madrinha do Altar e Padrinho dos Fogos: Sra. Rosa Maria de Almeida e Sr. José Geraldo de Almeida (Dedé)
Noiteiros: Alcaçuz, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Timbó, Campo de Sant’Ana, Morrinhos, Jenipapeiro, Currais, Golandi, Bo’Agua, Loteamento e Alto

Exposição do Brasão e Logomarca Oficiais da Paróquia

09/12 – Sexta-feira
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Rua Santa Teresinha (Conj. Jessé Freire)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: O diálogo com Deus, através de sua Palavra (VD nn. 22-26)
Preside: Diác. Márcio Francisco de Andrade –Paróquia de Petrópolis/Natal
Madrinha do Altar:Secretaria de Educação, E.M. Yayá Paiva e E.E. Nísia Floresta
Padrinho dos Fogos: Estúdio Fotográfico Baltazar
Noiteiros:Secretaria de Educação, E.M. Yayá Paiva, E.M. Aurora Costa de Carvalho, E.M. Maria Dolores Regina de Macedo Leite, E. M. Profª Terezinha da Silva Leite e E.E. Nísia Floresta

10/12 – Sábado
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Prefeito Wilson de Oliveira (Centro)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: Os Santos e a interpretação da Sagrada Escritura (VD nn. 48-49)
Preside:Diác. Marcelo Araújo – Paróquia de Várzea
Madrinha do Altar: Comunidade do Porto
Padrinho dos Fogos: D. Lorica, George, Aninha e família
Noiteiros:Comunidade do Porto, Pastoral da Catequese de Crisma, PASCOM, Juventude Missionária, Grupo Restauração, Pastoral da Juventude e Comunidade Católica Renovação

11/12 – Domingo
09h- Primeira Eucaristia
Preside: Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Vigário Paroquial
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Missa
Sub-tema: A Palavra de Deus e a Celebração Eucarística (VD nn. 54-59)
Preside:Pe. José Lenilson de Morais – Adm. Paroquial
Madrinha do Altar:D. Dorinha, Suely e família, Carlinhos e Sônia
Padrinho dos Fogos: Sr. Luiz Trindade e família
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Oficinas de Oração, Ministérios de Música, Pastoral da Liturgia e Comerciantes

12/12 – Segunda-feira
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Vicente dos Passos Rosa (Conj. Clóvis)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: A interpretação da Sagrada Escritura no seio da Igreja (VD nn. 29-45)
Preside:Diác. Alberto Bento de Oliveira – Paróquia de São José de Mipibu
Madrinha do Altar:Sr. Manoel Procópio e a Sra. Jarilda Procópio
Padrinho dos Fogos: As Secretarias Municipais
Noiteiros: Secretarias de: Saúde, Transporte, Turismo e Cultura, Ação Social, Administração, Tributação e Finanças. 

13/12 – Terça-feira
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Vicente Inácio (Conj. Maria Mércia)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: O anuncio da Palavra de Deus aos jovens e as crianças (VD nn. 74 e 104)
Preside:Pe. Marcelo Bezerra Coutinho – Adm. Paroquial de Pedro Avelino
Madrinha do Altar: Colégio Sagrada Família
Padrinho dos Fogos: Hugo e família
Noiteiros: Pastoral da Catequese de 1ª Eucaristia, Coroinhas, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Colégio Sagrada Família, Escola Jardim do Eden, Conselho Tutelar, Comunidades de Barreta e Oitizeiro

14/12 – Quarta-feira
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Das Orquídeas (Alto Monte Hermínio)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: A Animação Bíblica na vida de cada Pastoral (VD n. 7 )
Preside: Mons. Armando Paiva – Pároco de Goianinha
Madrinha do Altar:
Padrinho dos Fogos: Vitória e Luciano
Noiteiros: Apostolado da Oração de Goianinha e Nísia Floresta; Terço dos homens da Matriz e Comunidades; Escola da Fée Grupo de Idosos Francisca Galiza

15/12 – Quinta-feira – Dia Eucarístico e Missionário
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Amazonas (Loteamento Sol Dourado)
08h – Visitas dos Missionários às famílias e aos Enfermos (Padres e MESCE)
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: Missão: anunciar a Palavra de Deus ao mundo (VD nn. 90-98)
Preside:Diác. Cícero Batista – Paróquia de Santa Cruz
Pregadora: Ir. Eulália Batista – Filha do Amor Divino
Madrinha do Altar: Sr. Jorge Januário e família
Padrinho dos Fogos: Sr. Paulo Cota e Sra. Lourdes
Noiteiros: Famílias visitadas pelos missionários e Comunidade Santacruzense

16/12 – Sexta-feira
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Prefeito José Ramires (Conj. José Ramires)
09h- Missa dos Enfermos e Administração da Sagrada Unção
Preside: Pe. José Lenilson de Morais
12h- Oficio de Nossa Senhora
19h – Novena
Sub-tema: A Palavra de Deus e o compromisso por um mundo melhor (VD nn. 99-103; 106-108)
Preside:Pe. João Batista Chaves da Rocha – Adm. Paroquial deNova Parnamirim
Madrinha do Altar: Sra. Piedade Bezerra e família
Padrinho dos Fogos: Ângela Variedades
Noiteiros: Comunidade Discípulos da Nova Aliança, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Pastoral dos Enfermos, Equipe de Noivos, Comarca de Nísia Floresta e Promotoria Pública de Nísia Floresta.

17/12 – Sábado
05h- Caminhada Penitencial e Santa Missa
Rua: Travessa Padre Basílio (Rua da Bica - Centro)
12h- Oficio de Nossa Senhora
16h- Casamentos Comunitários
Preside: Pe. Fábio Pinheiro
19h – Novena
Sub-tema: Maria Santíssima, Mãe do Verbo de Deus, Mãe da Fé e Mãe da Alegria (VD nn. 27, 28 e 124)
Preside:Pe. Jailton Soares – Diretor Esp. do Seminário de São Pedro
Madrinha do Altar:Sra. Marise Leite
Padrinho dos Fogos:Câmara Municipal de Nísia Floresta
Noiteiros: Câmara Municipal de Nísia Floresta, Movimento da Mãe Peregrina, Legião de Maria eTerço Nossa Senhora de Fátima

18/12 – Domingo
05h- Alvorada com fogos, Ofício de Nossa Senhora e Café Comunitário - Igreja Matriz
09h- Missa Solene
Preside:Pe. Leilson Leandro da Silva – Resp. Área Pastoral de Montanhas
10h30min- Batizados
Preside: Pe. José Lenilson de Morais – Adm. Paroquial
12h- Oficio de Nossa Senhora e Queima de Fogos em toda cidade
16h- Santa Missa dos Peregrinos
Preside:Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Vig. Paroquial
Procissão Luminosa de Nossa Senhora do Ó pelas ruas da Cidade com a presença do Terço dos Homens de Parnamirim
Madrinha do Andor: Sra. Rosângela Galiza – Primeira Dama
Padrinho dos Fogos: Sr. George Ney – Prefeito Municipal
Bênção do Santíssimo Sacramento
Descerramento da Bandeira


Atrações Sócio Culturais

09/12 –Banda de Música da Escola Municipal Yayá Paiva
Quermesse:Legião de Maria
10/12 – Ação  Saúde – 08h à 12h
Pastoril de Timbó
Quermesse: Com. Casais Nova Aliança
11/12 – Jantar da Padroeira (Atração: Ivanildo de Natal)
12/12 – Apresentações do PETI e PROJOVEM
Quermesse: Pastoral do Batismo, Grupo Restauração e Coroinhas
13/12 – Boi de Reis do Porto
Quermesse: Juventude Missionária e Crisma
14/12 – Coral de Idosos / Sr. Manoel Salvador / Poetiza Dona Lourdes
Quermesse: MESCE
15/12 – Show com o Grupo Três
Quermesse: Pastoral do Dízimo e Pastoral dos Enfermos
16/12 – Show com os Ministérios de Músicas: Luz Divina e Nova Aliança
Quermesse: Terço dos Homens
17/12 – Coroação da Rainha da Festa e Show Vida Sim, Drogas Não!
18/12 –Movimento da Mãe Peregrina
Todas as noites:
Pescaria e Recreação: Pastoral da Catequese de 1ª Eucaristia e Pastoral da Criança

Responsáveis pelas Equipes da Festa - 2011
1ª Equipe dos Quadros da Peregrinação: Netinha, Iranete
2ª Equipe Sócio-Cultural: Ana Cristina e Suely
3ª Equipe de Divulgação: (Carro de som, Rádio, Blogs, faixas, cartazes) Souza Júnior, Augusto Morais.
4ª Equipe de Entrada da Bíblia: Kássia e Restauração
5ª Equipe de Acolhida: Samir, Paulinho e turma pré-juvenil
6ª Equipe dos lenços: Legião de Maria e Mãe Peregrina
7ª Equipedo jantar:
8ª Equipe dos afilhados: Ione Peres
9ª Equipe dos Fogos (conseguir doação de fogos e vender as pistolas avulsas ou num saquinho feito um kit): Sr. Bil, Pinto e Juninho
10º Equipe de Liturgia e Cerimonial: Jaiane e Coroinhas
11ª Equipe da Rainha da Festa: Suely
12º Equipe de Patrocínios: Isolda e Luiza
13º Equipe da Pescaria: Pastoral da Catequese e Pastoral da Criança
14º Equipe das lanternas:Juventude Missionária
15º Equipe do Jantar dos Pregadores convidados: Sônia e Suely
16º Equipe da Quermesse: Pastorais, Movimentos e Serviços
18º Equipe de Padrinhos e Madrinhas do Altar e dos Fogos: Sem. João Batista, Nelson
19º Equipe do Oficio de Nossa Senhora: D. Lorica
20º Equipe de Música: Leandro, Hugo e Ministérios
21º Equipe das Caminhadas Penitenciais: Com. Casais Disc. Nova Aliança
22º Equipe de Ornamentação: Jorge Januário e Maria de Jesus (Dui)
LEIA MAIS

Pároco de São José chama a atenção para a transparência nas ONGs

em quarta-feira, 16 de novembro de 2011



As ONGs: transparência e prestação de contas
Estava a ler uma reportagem, cujo título era: “denúncias apressam marco regulatório para as ONGs” (vide: TN, 13/11/2011). A matéria, confesso-lhes, caros leitores, chamou-me à atenção já que nos vários recantos do nosso País há “alguém” querendo possuir uma organização não governamental.
Existem falas bem pontuais, no texto, quanto à necessidade de se “fiscalizar estas entidades”. Mas aqui não quero me deter em todas as sentenças. No entanto, há algumas que me parecem bem adequadas para fundamentação da finalidade deste ”artigo de opinião” como, por exemplo, o que a presidenta da Abong, Vera Masagão, diz no final da reportagem: “ninguém está acima do bem e do mal, nem gestor público, nem gestor de organização social. O que precisamos é que existam regras que sejam cumpridas. ‘precisamos de transparência’. Acredito, diz ela, firmemente que não há como combater corrupção pelos órgãos de controle porque eles não têm condições de ir a cada canto do País”. E propõe que “exista informação pública sobre os convénios e quem eles atendem”.  
A preocupação que, por sinal, é também de outros representantes, é profundamente atual e relevante, já que da mesma forma que são exigidas prestações de contas de outras entidades que recebem “dinheiro público”, o mesmo deve e precisa urgentemente acontecer com estas instituições que recebem muito dinheiro dos entes federativos e que “nunca” dizem ao Povo o que fazem com as altas quantias que são recebidas. A corrupção é abominável em quaisquer órgãos que se auto-intitulam defensoras do bem comum e dos indivíduos. Lembro e ressalto o que acontece quando estas mesmas instituições vivem a disseminar por palavras e ações o desrespeito aos direitos fundamentais das comunidades onde elas atuam, como por exemplo, o assédio moral, pelo perjúrio, difamação e calúnia às pessoas da comunidade, por veículos de comunicação utilizados de modo irresponsável e com o objetivo de intimidar a quem não alimenta a seus interesses económicos e políticos, a agressão aos sentimentos religiosos da maioria da população, chegando ao absurdo de serem invadidos templos cristãos, por integrantes de festividades promovidas por estas organizações que, como já disse, recebem grandes quantias de dinheiro, que infelizmente nem sempre se sabe como é usado e para que verdadeiramente deveria ser usado.
A liberdade religiosa é direito humano. A nossa Constituição Federal no-la garante, como também, o respeito às nossas liturgias e templos. Então cabem as perguntas: será que estas organizações que se dizem defensoras de direitos e que recebem dinheiro desta maioria, que constantemente é desrespeitada em suas tradições e costumes, vão insistir em ofender e agredir às pessoas? É para isto que elas são patrocinadas pelo dinheiro público? O Ministério Público acompanha e fiscaliza estas ONGs? Se não o faz, deveria fazê-lo. Nós esperamos por isto e temos obrigação civil e moral de exigi-lo, já que somos ofendidos e, por porque não dizer, assediados por indivíduos que só pensam em ganhar dinheiro e fazer as pessoas de fantoches e marionetes para que seus interesses económicos sejam garantidos.
O Estado Democrático, que é tido como laico, não pode esquecer que também é de Direito, nem muito menos é ateu. Existe uma tentativa desleal e desonesta de alienar a verdade das ideias e dos fatos. Estão a tentar manipular o significado da Democracia. Vejamos o caso da USP que teve seu património destruído por uma minoria que nem pensou quebrar o que era dela mesma, mas que também pertencia à maioria.
Por fim, fica o questionamento que já é visto como esclarecimento necessário pelos representantes nacionais destas próprias organizações: quando a transparência e a prestação de contas serão apresentadas à população? Todos esperam que o dinheiro público não seja usado para que os direitos já garantidos sejam feridos! As passeatas e as redes sociais poderiam ser usadas para estas ações. Todos aguardam por isto e não por atentados ao bem e a verdade da população. Assim o seja!
Pe. Matias Soares
LEIA MAIS

Católicos, retornem

em terça-feira, 15 de novembro de 2011




Acesse este site e entenda porque a Igreja Católica é sua família:


http://www.catolicosregresen.org/



A mensagem será mandada para 250 milhões de pessoas durante a época natalina.
Catholics Come Home é um anúncio de um minuto de duração que será emitido mais de 400 vezes de 16 de dezembro a 8 de janeiro em todas as dioceses dos Estados Unidos. A Catholics Come Home espera que mais de um milhão de pessoas voltem às paróquias.
O objetivo se baseia em amostragens feitas pela mesma iniciativa em trinta dioceses. Onde os anúncios já foram emitidos, a participação na missa aumentou 10%. Mais de trezentas mil pessoas voltaram às igrejas desde 2008.
Os anúncios bilíngues da Catholics Come Home serão vistos na CBS, NBC, Univision, TBS, USA, TNT, CNN, Fox News e em outras redes durante programas como 60 MinutesNCISNBC Nightly NewsThe Today Show, Jay Leno, O'Reilly, transmissões esportivas importantes e outros programas de grande audiência.
“Estamos aqui para ajudar você a começar ou continuar o seu caminho pessoal na fé. Esperamos que você encontre paz, felicidade e o verdadeiro propósito da sua vida”, diz o site da campanha.
Católicos Regresen informa que se dedica “a apresentar a verdade sobre temas difíceis. Queremos compartilhar com você a beleza, a história e o milagre que é a nossa Igreja católica. As pessoas que navegaram em nosso site comentam que não sabiam que a Igreja católica podia oferecer tanto a elas”.
“Nossa Igreja é uma família vibrante que está crescendo, mas sentimos falta dos nossos irmãos e irmãs que ultimamente pararam de assistir à santa missa”, acrescentam os responsáveis pela iniciativa, que, tanto em inglês como em espanhol, pode ser incorporada como link às páginas de paróquias e organizações.

LEIA MAIS

Igreja Matriz de Nísia Floresta é destaque na TV Potiguar

em sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Jornal da Arquidiocese, que vai ao ar toda sexta-feira, na TV Potiguar (afiliada da TV Século XXI) apresentou material especial sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Assista:

http://www.jornaldaarquidiocesedenatal.blogspot.com/
LEIA MAIS

Congresso da Juventude em detalhes ...

em quinta-feira, 3 de novembro de 2011


O Congresso a juventude passou, mas seus efeitos só estão começando, e para refrescar  nossas mentes e corações vamos fazer uma pequena viagem para ver alguns detalhes do "I Restaurar todas as coisas em Cristo" (Ef 1,10):
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro do ano do Senhor de 2011, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, neste Município de Nísia Floresta, realizou o I Congresso da Juventude para pensar e tomar atitudes concretas para a prevenção e o enfrentamento do terrível mal das drogas e aliados, tais como a violência, a prostituição e a desestruturação da família. O Congresso teve início no dia 28 às 19h com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz. Após a Eucaristia, os jovens, guiados por seus pastores e seus familiares dirigiram-se a Escola Municipal Yayá Paiva, onde aconteceu um belíssimo louvor com os irmãos da COMUNIDADE SERVOS DA DIVINA MISERICÓRDIA do Rio de Janeiro.
O dia 29 começou com oração e testemunho do Ir. Ricardo Lavra, fundador da referida comunidade. Ainda pela manhã, o Pe. Fábio Pinheiro Bezerra presidiu a Santa Missa, que foi visitada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, o qual dirigiu sua palavra de motivação à juventude. Na parte da tarde deste mesmo dia realizou-se a “Mesa Redonda” com a presença de centenas de jovens, das autoridades locais, de representantes de entidades e instituições civis, de profissionais da saúde psíquica, bem como de pessoas que marcaram a vida do Município como o Juiz Dr. José Ricardo e a Promotora Dra. Danielle. O belo também foi ver padres, pastores e diácono unidos em prol da juventude. O debate foi respeitoso, mas muito franco (sem maquiagem) de tal forma que, foram dadas várias propostas para o poder público, as igrejas e, principalmente, para as famílias trabalharem nos próximos meses. Um documento será elaborado para que toda a discussão não caia no esquecimento.
Quanto a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, uma decisão firme foi tomada em votação, com maioria absoluta: retirar a venda de bebidas alcoólicas de todas as festas dos padroeiros da Matriz e das Capelas. Tal posição foi reiterada no dia seguinte na Missa de encerramento do Congresso.
O Domingo foi marcado por fortes pregações, especialmente do Pe. Valney; como também por profundos momentos de oração e louvor, mas tudo “com os pés no chão”, com a consciência de que uma “gota d’agua” foi jogada ao mar”, “um facho de luz” lançado na escuridão e uma “semente de Misericórdia” nos corações.
Em nome dos organizadores, agradecemos imensamente, a presença, o apoio, o trabalho, a atenção de todos os paroquianos e amigos. Que a gota encha o mar, que a luz ilumine as trevas e que a semente germine nos corações.



No princípio tudo parecia vazio...




A majestosa Matriz estava a descansar



Mas Deus queria vê seus filhos e filhas, e eles começaram a chegar...







E chegaram mais amigos ainda, e estes traziam no coração a MISERICÓRDIA



Eles chegaram aqui porque um amigo distante abriu o coração e abraçou a causa, seu nome popular é Tomba:








Alguém chegou atrasado, mas o problema foi do Avião... ele era muito especial



De repente estava tudo cheio, e o louvor da Eucaristia continuou na E. M. Yayá Paiva com o Show pela Vida


O Campeão também veio e falou firme pela juventude e o esporte


Nem mesmo D. Matias, com sua agenda dominical cheia, esqueceu...




Os padres gostaram de sua mensagem, basta olhar a cara deles...
e do povo acolhedor de Nísia também







Tudo foi ficando claro...
Muita gente foi chegando... e não havia divisão...









Essa mulher corajosa, representou todo um setor... ela soube valorizar!


Mas tinha cabra macho valorizando também!



Quem disse que elas ficaram de fora?





O Pe. Valney estava tão feliz, que dava até a Santa Comunhão sorrindo...



Já o Pe. Fábio se sentiu em Casa, só não ficou o Congresso todo porque foi a Peregrinação do Movimento da Mãe Rainha (em Recife)




E tu, menino? Bem, ele foi o responsável pelas fotos

Olha mais gente importante ai!



Não podia faltar o "rango" né!?

O Sucessor dos Apóstolos nos confirmou na fé mesmo




E o evento continua... com muita gente legal... e criança inteligente... 












Foi ele que gritou: "não precisa nem contar, quem não quer bebidas nas festas já ganhou"













Na casa paroquial também se come, graças a Deus e aos amigos...  "Mais pia", a coca-cola não foi patrocinadora... amostradinha, hein?


O moderador é firme... e o  Diácono também... Ele "assanhou o ninho" no bom sentido... recordou  a campanha da fraternidade: "Vida sim, drogas não". Em Nísia tinha que dá resultado... foi lá que ela começou...


A "Mesa" debateu direitinho... e teve hora que quis esquentar, mas não faltou o respeito.



Quem é do bem sempre aparece... E por que muita gente (que deveria) não veio, hein!?



Elas estão em todo o lugar... Viva as mulheres...




E aos homens da verdade também...




Até o vaso se quebrou... Foi o jeito... Da. Dorinha que doou vai entender... pois Deus fazia uma obra nova...









Teve hora, que a coisa esquentou, o padre não usava de meias verdades



Foi preciso também pensar...e repensar...
Estava em jogo o nome da Instituição que mais defende a vida...



Acolher e ser acolhido... no "abraço do Pai"





...NA DIVINA MISERICÓRDIA, POIS ELE ESTAVA SEMPRE CONOSCO...



E se Cristo estava, grande era a nossa alegria...




Quem disse que ser cristão, é ser triste? Olha a beleza da flor!




Livre... como flores e rosas do jardim do Senhor...






Que sintonia...






Conclusões foram anunciadas. Tá aí a Articuladora para garantir... As representantes dos conselhos também...








O CENTRO ERA JESUS E O FOCO A JUVENTUDE...







Esse não começou hoje...



Que felicidade!!!!!!!!!!!!!!!! Até mesmo na hora a limpeza... Gratidão... "Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera!"







E o verde da esperança cristã resplandeceu na luz...




...da fé e da ciência também, pois o psicólogo confirmou...



... o gritou que o povo de Deus cantou...



E o grito de todos ecoou: "VIDA SIM, DROGAS NÃO"






Você faz parte desta história...que continua...


LEIA MAIS

About



Topo