REDES SOCIAIS

Ofício Circular N° 001/2012 - Sobre o debate eleitoral

em quinta-feira, 23 de agosto de 2012


A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na pessoa do seu representante legal, o Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, Administrador Paroquial, nesta Arquidiocese de Natal, com todos os direitos e deveres previstos nos cânones 515 a 552 do Código de Direito Canônico. Em sintonia com os acontecimentos que marcam o país neste ano, especialmente as eleições no mês próximo de outubro; Expressão de participação democrática, as eleições motivam-nos a dizer e a fomentar uma palavra que ilumine as nossas comunidades eclesiais e a todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos direitos de cidadão, que é voto livre e consciente.


Inspira-nos a palavra do papa Bento XVI ao afirmar que a sociedade justa, sonhada por todos, "deve ser realizada pela política" e que a Igreja "não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça" (Deus Caritas Est 28). Para o cristão, participar do processo político-eleitoral, impulsionado pela fé, é tornar presente a ação do Espírito, que aponta o caminho a partir dos sinais dos tempos e inspira os que se comprometem com a construção da justiça e da paz. As eleições municipais têm uma característica própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer entre outros. Trata-se de um processo eleitoral com maior participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores.

Como cooperador do ministério episcopal e preocupado com o bem comum e ainda motivado por estas palavras acima citadas de um trecho da Mensagem da CNBB sobre as eleições 2012 redigidas em Aparecida-SP, 21 de abril de 2012, por Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB. 

Também em consonância com a Nota a Imprensa do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, com data de 14 de junho de 2012, reiteramos como consta no Código de Direito Canônico, que é o Direito universal da Igreja Católica, a que todos os fiéis obrigam-se a observar, ao tratar do que é conveniente ou não ao estado clerical, prescreve:

Cânon 287 - § 1º. Os clérigos promovam sempre e o mais possível a manutenção, entre os homens, da paz e da concórdia fundamentada na justiça.
§ 2º. Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais (...).

Assim, todo tem o dever, como pastores, de animar a todos os cristãos a participar na vida política, enquanto que a Igreja continuará, na sua missão profética, a denunciar os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral.

Podemos, sim, ser a voz crítica, objetiva e realista dos que não têm voz, sem comprometer a nossa imparcialidade e autoridade de pastores. Em nenhum caso devemos assumir uma posição em favor de algum candidato ou partido político.

E depois de consultarmos à Justiça Eleitoral na pessoa da Chefe do Cartório Eleitoral a Sra. Jussara de Gois Borba Melo Diniz deste município e de ouvirmos membros do Conselho Pastoral Paroquial, decidimos promover no dia 15 de setembro do ano em curso, às 19h, no Centro Pastoral Isabel Gondim, o Debate com os candidatos a Majoritária de nossa cidade. 

Com obsequioso respeito e estima,

Pe. Fábio Pinheiro Bezerra
Administrador Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo